Suco ou refrigerante?

Postagem: 20/09/2017 | Alimentação saudável

Na pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  em 2008-2009 foi observado um aumento de 39,3% do consumo per capita de refrigerante de cola. Em contrapartida, o consumo de frutas reduziu em relação à pesquisa anterior (2002-2003).

Esse crescimento no consumo de refrigerantes caminha lado a lado com o aumento do número de crianças com sobrepeso, obesidade e problemas relacionados à ingestão excessiva de açúcares, principalmente a diabetes tipo 2.

Que o refrigerante faz mal para a saúde todos já sabem, mas e os sucos? Será que são uma boa opção para substituir?

A resposta para essa pergunta é sim, porém devemos lembrar que os sucos são divididos em duas categorias:

  • Industrializados

  • Naturais

Os sucos industrializados também possuem excesso de açúcar, aromatizantes, corantes, conservantes e em grande parte desses produtos não encontramos nutrientes. Sendo assim, não podemos classifica-los como benéficos para a saúde. Quando consumidos pelas crianças, os sucos industrializados tornam-se um risco, contribuindo para o desenvolvimento das patologias já mencionadas.  Por acreditar que estão oferecendo o melhor aos filhos, as mães muitas vezes não prestam atenção a esses detalhes.

Já os sucos naturais contêm nutrientes, hidratam e são antioxidantes. É importante que os sucos naturais não sejam  adoçados por conta da frutose, o açúcar natural da fruta, e a melhor forma de preparo dos sucos é com água.. Por exemplo: se for tomar o suco de laranja opte pela laranjada, que irá garantir os benefícios dos nutrientes sem o excesso de frutose.  Outras frutas também devem ser preparadas com água, sem açúcar e preferencialmente sem coar, porque dessa forma garantimos o consumo de fibras, auxiliando ainda mais a saúde.

Uma vantagem dos sucos naturais é a variedade de combinações que estimulam as papilas e nos levam a querer experimentar novos sabores. Essa tendência pode ser notada nas crianças quando não oferecemos somente o suco, mas as convidamos a participar de seu preparo.

Já fiz diversos sucos com combinações diferentes e quando as crianças participam fica muito evidente o envolvimento e o interesse no consumo. Então vale a pena não só testar receitas de sucos naturais como, também, convidar a criança a participar!

 

Receita

Suco verde

Ingredientes

  • ½ abacaxi

  • 1 litro de água

  • 100 g de couve picada

Modo de preparo

Lave a couve em água corrente para retirar as sujidades. Em uma bacia ou recipiente coloque 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio em 1 litro de água e deixe as folhas de couve (inteiras) de molho nessa solução por 10 minutos.

Repasse em água corrente para retirar o produto, pique as folhas e reserve.

Lave o abacaxi em água corrente, descasque e pique em cubos ou rodelas. O importante é fracionar.

Coloque no liquidificador meio litro de água, os pedaços de abacaxi e as folhas de couve picadas. Triture as folhas e o abacaxi por aproximadamente três minutos, acrescente o restante da água e sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções de 200 ml

36,5 kcal/ 10 g de carboidratos/ 9 g de fibras

 

Frédina Cristina Ribeiro

CRN3- 41249

 

Referencia: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2008-2009. Disponível em: <http://www.asdfree.com/search/label/pesquisa%20de%20orcamentos%20familiares%20%28pof%29>

 

Por: Nutrifam Nutrifam