Sódio? Só com moderação

Postagem: 28/11/2016 | Alimentação saudável

Fique atento ao sódio que você não vê. Nos caldos e temperos prontos, macarrão instantâneo, mortadela, salsicha, maionese e biscoitos salgados há até 3g de sódio, quando considerada a ingestão de 100g.

A quantidade diária de sal ingerido deve ser de 5g (apenas 2g de sódio), de acordo com a Organização Mundial Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão. Mas também é ideal não consumirmos menos do que 500mg diariamente. Mas é muito fácil exceder quantidade indicada, pois o sódio está presente em alimentos do cotidiano, como o sal de cozinha. 

O sódio se manifesta na corrente sanguínea como um dos elementos que mantém a quantidade ideal de água fora das células para não sobrecarregar os vasos. Desta forma, regula a pressão arterial, chamada de equilíbrio hidroeletrolítico. Como também é essencial para a contração muscular e a transmissão de impulsos nervosos.

O consumo inadequado aumenta o volume de sangue e forçam os vasos sanguíneos que o transportam. O alto consumo de sódio em conjunto com outros hábitos alimentares não saudáveis é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à alimentação, como a hipertensão (pressão alta). Que aumenta o risco de doenças graves em diferentes órgãos, como coração (insuficiência cardíaca e infarto), rins (insuficiência renal) e cerebrovascular (acidente vascular cerebral).

Fique ligado: os produtos industrializados devem especificar, por lei, a quantidade de sódio presente em uma porção de alimento. Esta informação está presente na tabela de informação nutricional do rótulo.

Na maioria das vezes, o sal em excesso já começa no preparo das refeições. A dica é reduzir aos poucos a quantidade de sal e usar temperos naturais como o alecrim, cheiro verde, manjericão, tomilho, cominho, gengibre e grãos de mostarda. São mais saudáveis, naturais e ainda deixam o alimento delicioso.

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Matéria produzida pela nutricionista Fernanda Sanson de Almeida (CRN 3-41248)

Referências: SBH (bit.ly/2e40fXd) e Idec (bit.ly/29W8Zw1)

Por: Nutrifam
#Sódio #Produtos industrializados