Por que a pausa para o almoço deve ser agradável?

Postagem: 01/12/2017 | Alimentação

Nos últimos anos, houve um aumento no número de pessoas que se preocupam em manter uma alimentação saudável e repleta de nutrientes para a manutenção da saúde. Porém, em contrapartida, a correria do dia a dia muitas vezes nos impede de tirar o tão sonhado horário de almoço, ou, quando tiramos, comemos rapidamente e de forma inapropriada.

Tão importante quanto a qualidade dos alimentos, é o ambiente e a maneira de fazer as refeições, afinal, quanto mais agradável o espaço, maior será o bem-estar que a refeição irá proporcionar.

Recomenda-se que sejam feitas de 5 a 6 refeições diárias, sendo o almoço a mais importante, pois é nele que encontramos maior diversidade de nutrientes, alimentos e a quantidade necessária de calorias para nos dar energia suficiente para completar o restante das atividades.

A pausa para a refeição é importante e traz muitos benefícios, principalmente quando o local é calmo e longe de barulhos constantes. Desta forma, torna-se possível  se concentrar no que está sendo ingerido, mastigando bem os alimentos e facilitando o processo de digestão e absorção dos nutrientes.

Quando estamos distraídos com televisores, por exemplo, perde-se a noção do quanto estamos comendo, o que nos leva a comer mais rápido e em maior quantidade por conta da liberação mais lenta do hormônio da saciedade. A pausa tranquila nos ajuda a sentir melhor o sabor e textura dos alimentos, descansa a mente, a vista, evita o cansaço extremo e alivia o estresse, afinal quem não se sente melhor após uma refeição prazerosa?

 

Renata Quagliato da Silva

CRN3: 38340

Por: Nutrifam Nutrifam