Os Benefícios das folhas verdes

Postagem: 13/07/2017 | Alimentação saudável

          Quanto mais verde, melhor!

          Embora não sejam bem aceitas no cardápio de muitas pessoas, as folhas verdes são essenciais na alimentação, uma vez que são ricas em nutrientes importantíssimos para a manutenção da saúde.

          Incluí-las na alimentação diária é fundamental para fortalecer o organismo e proporcionar melhores condições de vida e saúde.

          As folhas verdes escuras são ricas em vitaminas A, C e K; vitaminas do complexo B; ácido fólico; minerais; cálcio e ferro. Além de serem alimentos com baixo teor calórico e grande quantidade de fibras, que proporciona saciedade por mais tempo.

          Conheça algumas e saiba suas propriedades benéficas para a alimentação:

  • Alface: uma das folhas mais consumida. Rica em fibras, vitaminas A, B3 (niacina), C e K, proteínas e minerais (cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo), além de clorofila que auxilia na desintoxicação.
  • Agrião: rico em vitaminas A, C e minerais (cálcio, potássio e ferro). Também auxilia no tratamento da tireoide, pois contém iodo em seu talo. Fortalece o sistema imunológico por possuir quantidade significativa de vitamina C.
  • Chicória: rica em vitaminas A, C, vitaminas do complexo B, fibras e minerais (cálcio, ferro e fósforo). Auxilia no emagrecimento, pois além de ter baixo teor calórico é rica em fibras que aumenta a saciedade.
  • Couve: rica em vitaminas A, C e K e minerais (cálcio, fósforo e ferro). Tem ação desintoxicante. Também é rica em fibras e com baixo teor calórico.
  • Espinafre: rico em fibras e vitaminas A, C, K e vitaminas do complexo B, além de mineiras (ferro, fósforo, potássio). Contém propriedades anti-inflamatórias e também auxilia no combate ao câncer.
  • Rúcula: rica em vitaminas A, C e K. Além de fibras e minerais (Potássio, ferro). Aumenta a imunidade devido a grande quantidade de vitamina C. Contém altos níveis de ácido fólico e antioxidantes, aliados na luta contra os radicais livres.

          Consumir essas folhas ainda cruas conserva 100% das suas propriedades nutricionais, enquanto se submetidas ao cozimento em receitas perde-se um pouco dos nutrientes. Para ter um efeito ainda mais benéfico à saúde, também é preciso consumir esses alimentos com frequência.

          Quando você coloca a verdura no prato, também se serve de um banquete de vitaminas e minerais. As folhas verdes são a base fundamental para uma alimentação saudável. E é por isso que a Nutrifam sempre traz uma variedade de folhas verdes para a sua alimentação através do Seu Momento Nutrifam.

 

Renata Quagliato da Silva (CRN-3: 38340)

Por: Nutrifam