Benefícios das nozes e castanhas

Postagem: 16/12/2016 | Alimentação saudável

Apesar de pequenas no tamanho, as nozes e castanhas são grandes fontes de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis. Também conhecidas como oleaginosas, são excelentes opções para lanches rápidos e também são bem-vindas para compor diferentes tipos de receitas. Contribuem para a saúde do organismo, pois possuem importantes nutrientes em sua composição como ômega 3, ômega 6, vitamina E, zinco, selênio, magnésio, potássio e o aminoácido arginina.

Também são compostas de gorduras saudáveis insaturadas, como ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, que são responsáveis por efeitos benéficos como diminuição do LDL (colesterol ruim) e pelo aumento do HDL (colesterol bom), prevenindo assim doenças cardiovasculares.

As gorduras encontradas nas nozes e castanhas costumam ter digestão lenta, o que aumenta a sensação de saciedade. Outra vantagem é que são ricas em substâncias que combatem os radicais livres que se formam naturalmente ao longo da vida e provocam o envelhecimento das células.

Embora tenha muitos benefícios para a saúde, seu consumo deve ser moderado, pois não deixam de ser calóricas. A quantidade recomendada é o consumo de 30 a 40 gramas diárias.

Outras oleaginosas que também são campeãs na hora de proteger o sistema cardiovascular são avelã, amêndoa e pistache. Aproveite dos benefícios nutricionais das castanhas e do seu sabor delicioso, porém não se esqueça da quantidade recomendada!

 

Renata Quagliato da Silva (CRN 38340)

Referências: 101 Alimentos Que Podem Salvar a Sua Vida (David Grotto); Poder Curativo 7 Alimentos Poderosos (Editora Escala) e Guia alimentar da população brasileira. 

Por: Nutrifam
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