12 dicas para aproveitar as festas de fim de ano com saúde

Postagem: 16/12/2016 | Alimentação saudável

Algumas pessoas acabam extrapolando nas festas e ceias no fim de ano, mas é importante lembrar que uma alimentação moderada nessa época garante satisfação e ao mesmo tempo elimina as preocupações com o peso e a saúde.

A substituição de alguns alimentos por uma opção mais saudável já é uma grande dica:

1. Prefira as aves como peru, chester ou tender, em vez de pernil e carnes muito gordurosas.

2. O arroz branco pode ser substituído pelo arroz integral com vegetais ou até mesmo castanhas.

3. Substitua saladas como a de maionese e salpicão, por saladas de legumes e folhas, são alimentos que aumentam o teor de fibra da refeição e saciam.

4. Ou se preferir para uma maionese mais leve, use iogurte desnatado em vez da própria maionese, acrescente também maçã e uva passas para incrementar.

5. Uma boa opção para substituir sobremesas calóricas, são as saladas de frutas, frutas secas, nozes e oleaginosas.

6. Prefira as sobremesas que são à base de frutas e tente substituir o leite integral pelo desnatado. Vale até mesmo trocar o açúcar comum por mel, açúcar demerara, mascavo ou adoçantes.

Seguem mais sugestões que podem fazer das suas comemorações de fim de ano mais leves e sem preocupações:

7. Não permaneça longos períodos em jejum esperando a ceia.

8. Aproveite para consumir os alimentos que são típicos de fim de ano e deixe de lado aqueles mais calóricos que estão disponíveis o ano todo.

9. Não tente ficar em jejum no dia seguinte para compensar a comilança das festas Apenas coma com moderação no dia da festa e volte à rotina alimentar normal do dia seguinte

10. Coma devagar, principalmente os alimentos de que você mais gosta, saboreie cada item em seu prato.

11. Mastigue bem os alimentos, pois desta forma sentirá mais saciedade e consumirá menor quantidade de alimentos.

12. Tenha moderação nas bebidas alcoólicas. São calorias vazias, que não contém nutrientes. E não se esqueça de se hidratar bastante nas próximas horas e comer comidas leves.

A moderação é e sempre será a chave para uma alimentação adequada, não deixe de curtir as festas dessa época tão especial!

 

Roberta Fernanda Quintiliano Ribeiro (CRN: 46801/P)

Por: Nutrifam
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